XXX Colóquio SPP – A Criança e a Psicanálise – Participantes

Apresentação | Programa | Workshop | Comissões | Inscrições

Anna Maria Niccolò
Membro da Comissão de Representantes da IPA e desde 2005 que é Coordenadora do Fórum para a adolescência da Federação Europeia de Psicanálise. É membro fundadora da Sociedade de Psicanálise e Psicoterapia para as Crianças, Adolescentes e Casais (SIPsIA), secretária científica do Instituto Winnicott (ASNE-SIPSIA). Foi Presidente da Sociedade Italiana de Psicanálise de Casais e Família (PCF) e Co-fundadora da Associação Internacional Psicanalítica de Casais e Família.

Luísa Branco Vicente
Médica com as especialidades de Psiquiatria e Pedopsiquiatria. Doutorada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Presidente da Direcção da SPP. Vice-Presidente da Direcção da SPPPG (Sócia Fundadora). Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Psicossomática (Sócia Fundadora). Full Member: IPA; EPF; FEPTO; IAGP. Membro da Comissão Científica do Observatório Nacional de Violência e Género. Investigadora e Coordenadora de Projectos de Investigação em áreas de Medicina, Psicanálise e Saúde Mental (Génese da Violência, Violência de Género e Maus-tratos na Infância e na Adolescência). Faz parte projecto de investigação: “O impacto da COVID-19 na Violência contra as Mulheres”, (CICS.NOVA/ONVG). Autora e co-autora de diversos livros e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

Ana Teresa Vale
É psicóloga clínica e psicanalista. Membro associado da SPP, faz também parte do corpo de formadores do seu Instituto. Desenvolve a sua atividade clínica em consultório privado em Lisboa e participa regularmente nos congressos nacionais e internacionais, nos quais já apresentou trabalhos.

Maria Fernanda Alexandre
Psicanalista, psicóloga clinica e psicoterapeuta de adultos, de adolescentes e crianças. Membro Titular com funções didácticas da SPP. Membro da IPA, FEP, e SEPEA. Docente no Instituto de Psicanálise. Exerceu vários cargos na SPP: Secretária Cientifica, Presidente da Mesa da Assembleia, Presidente do Instituto, Presidente da Comissão de Ensino e Directora da Revista Portuguesa de Psicanalise. Autora de conferências e comunicações em congressos e seminários, em diferentes instituições. Publicou vários artigos em revistas internacionais e nacionais de Psicanálise, e os livros: “Mudanças Psíquicas no Processo Terapêutico – O papel do narcisismo” (2007) e “A Experiência Psíquica – Ensaios sobre a construção do processo psicanalítico” (2014). Faz clinica privada e supervisões de casos clínicos de adultos e crianças em Lisboa.

Orlando Fialho
Médico psiquiatria, Pedopsiquiatra e Psicanalista de adultos, crianças e adolescentes. Membro Titular com Funções Didácticas da SPP. Membro da IPA e da FEP. Foi presidente do Instituto de Psicanálise. Foi presidente do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira. Ex-chefe de Clínica do Hospital Psiquiátrico Universitário de Lausanne – Suíça. Autor dos livros: Sujeito e Objecto na Cura Analítica (2015) e Desenho Infantil – Espelho do Mundo Interno da Criança (2019).

Ana Belchior Melícias
Nasceu em Luanda-Angola. Em São Paulo-Brasil, torna-se Psicóloga Clínica e especializa-se em Psicanálise (Sedes Sapientiae). Em Lisboa, é Psicanalista Associada da SPP, IPA e FEP. Analista de Crianças e Adolescentes. Formadora do Instituto de Psicanálise. Inaugura Formação no Método Bick de Observação Mãe-Bebé. Prémio Rebeca Grinberg da APMadrid. Clínica privada (bebés, crianças, adolescentes, adultos) e atividade docente, académica (ISPA) e psicanalítica. Presidente da Comissão Científica (SPP). Assessora Editorial do Livro Anual de Psicanálise (IPJ). Supervisora do Núcleo Infância da Unidade W+ da SCML. Apresenta regularmente conferências. Autora, organizadora ou co-autora em revistas e publicações nacionais e internacionais: Sigmund Freud, 150 anos depois; Timeline SPP; Freud Folder (website IPA em inglês, português e espanhol); Psicanalisarium – quatro crianças no divã; Observação de Bebés – método e aplicações; Blog Cinema & Psicanálise – www.cinemapsicanalise.pt

Isabel Quinta da Costa
Psicanalista, membro Associado da SPP e da IPA. Psicanalista da criança e do adolescente. Psicodramatista, membro Titular da SPPPG onde é Formadora e integra a Comissão de Ensino. Desenvolve atividade clínica em consultório privado com crianças, adolescentes e adultos. Colabora em diversas formações de divulgação da Psicanálise e co-autora do livro Psicanalisarium – quatro crianças no divã. Institucionalmente integra a Direção da SPP, é Formadora do Instituto de Psicanálise do Porto e Coordenadora da Equipa de Formação Externa da SPP.

João Seabra Diniz
Psicanalista da SPP, membro da IPA e FEP. Psicanalista de crianças e adolescentes. Foi membro da Comissão Nacional para o Ano Internacional da Criança (1997). Pertenceu ao Quadro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, (problemática das Adoções). Integrou uma Equipa de Saúde Mental Infantil, no Hospital Infantil de S. Roque, da S.C.M.L. Foi Diretor do Serviço de Ação Social da Misericórdia de Lisboa. Foi supervisor da Equipa da área materno-infantil, no Centro das Taipas do Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência, em Lisboa. Foi membro do Conselho Nacional da Família. É autor do livro “Este Meu Filho Que Eu Não Tive – A Adopção e os seus Problemas”. Foi Coordenador Nacional do Projeto de Apoio à Família e à Criança. Foi Assessor da Provedora da Santa Casa da Misericórdia. Atualmente encontra-se aposentado, dedicando-se à clínica psicanalítica privada e ao trabalho na SPP. Foi Presidente da Direção da SPP e Presidente da Direção do Instituto de Psicanálise de Lisboa.

Ana Vidigal
Nasceu em Lisboa em 1960. Concluiu o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1984. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1985/1987). Estágio de Gravura em Metal com Bartolomeu Cid, Casa das Artes de Tavira (1989). Pintora residente do Museu de Arte Contemporânea – Fortaleza de São Tiago, Funchal (1998/1999). Em 1995 e em 2002 foi convidada pelo Metropolitano de Lisboa para a execução de painéis de azulejos para as estações de Alvalade e de Alfornelos (construída), respectivamente. Em 1997 executou, a convite do Instituto Português do Património Arquitectónico, uma chávena em porcelana integrada no projecto “Um Artista, um Monumento”. Ilustra o livro de poemas infantis “Como quem diz” de António Torrado/ Assírio e Alvim, 2005. Residência Ifitry, Marrocos 2013. https://www.anavidigal.com

Maria do Carmo Sousa Lima
Psicanalista de crianças e de adultos. Membro didata e titular com funções didáticas da SPP, (FEP/IPA). Licenciatura em Filosofia (Univ. Clássica de Lisboa). Pós-graduação em Psicologia Clínica de Crianças (Univ. Lovaine). Actividade clínica e de formação. Supervisão de casos clínicos de crianças e adultos com Donald Meltzer, (1991-2004). Seminários clínicos em Lisboa, Oxford, Londres (Tavistock-Clinic), Copenhaga, Florença, Paris e Barcelona. Colaboração nos ‘Anglo-European Clinical Seminars’, Wolfson College, Oxford. ‘Em que sítio da minha cabeça é que levo a Maria do Carmo?’: Freud & Cª, 2017. Publicações de casos de psicanálise de crianças (The Journal of the British Association of Psychotherapists; Analytische Kinder-und Jugendlichen-Psycho-Therapie). Três livros de poesia e um em co-autoria sobre Psicanálise e Arte.

José de Abreu Afonso
Psicanalista da SPP e da IPA. É vice-presidente, antigo secretário científico e formador da SPP. Doutorado em Psicologia Clínica, é professor e investigador no ISPA-Instituto Universitário, onde lecciona matérias ligadas à psicanálise e à intervenção psicoterapêutica. Coordenador pedagógico dos estágios em Psicologia Clínica e da Saúde. Autor de vários trabalhos publicados em revistas científicas, livros e actas de eventos nacionais e internacionais. A sua actividade clínica passou por trabalho institucional e desenvolve-se actualmente em exercício privado, em Lisboa. É supervisor de psicoterapeutas em prática liberal e institucional.

Isabel Soares
Professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, diretora do Departamento de Psicologia Aplicada. Psicóloga clínica e psicoterapeuta. Docente em Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia do Desenvolvimento e Estudos de Vinculação. Membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, e coordenadora do Laboratório de Investigação do Desenvolvimento e Psicopatologia (Grupo de Estudos de Vinculação). Com vários projetos financiados pela FCT e Fundação Bial, e publicações nacionais e internacionais. Pesquisas sobre o impacto da adversidade e risco psicossocial e dos efeitos da privação de cuidados familiares no desenvolvimento das crianças. Foi Investigadora Responsável pela candidatura do Laboratório Colaborativo contra a pobreza e a exclusão social na infância, ProChild CoLAB, aprovado pela FCT, sendo atualmente presidente da direção.

Maria José Gonçalves
Psicanalista, membro titular com funções didácticas da SPP. Membro da IPA e da FEP. Presidente da Comissão de Ética (formação e debates no âmbito da Ética Psicanalítica). Foi membro fundador do Instituto de Psicanálise e sua Presidente (1994-1995 e 2009 -2010). Coordenou, durante mais de 20 anos, o seminário de observação de bebés do IP – Lisboa. Foi Presidente da Direcção da SPP (2014-2015) e Presidente da Comissão de Ensino (2016-2019), tendo colaborado com os Training Committees da IPA e FEP. É médica, pedopsiquiatra. Foi Directora do Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de D. Estefânia. Criou e dirigiu a Unidade da Primeira Infância (1983-2000). Foi Presidente da APPIA. Participou em numerosos congressos com comunicações e conferências, tendo publicado vários artigos nacionais e internacionais

Emílio Salgueiro
É médico psiquiatra de crianças, adolescentes e adultos (Ordem dos Médicos, Lisboa). É psicanalista de crianças, adolescentes e adultos, e membro titular e didacta da SPP e da IPA. Lecciona, há três decénios, no Instituto Português de Psicanálise, em Lisboa. Doutorou-se em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1992). Foi Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina de Lisboa (Pediatria) e durante vinte e cinco anos, Professor no Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, sucessivamente, Auxiliar, Associado e Catedrático, actualmente jubilado.

Luísa Norton de Matos
Psicanalista, membro associado da SPP desde março de 2019. Membro da IPA e da FEP. Licenciada em psicologia clínica pelo ISPA em 1991, com mestrado em psicopatologia e psicologia clínica pelo mesmo instituto. Iniciou a sua atividade clínica no ano de 1992 como psicoterapeuta de crianças e, no ano de 2000 como psicoterapeuta de adultos. Em julho de 2019 termina a sua formação curricular e clínica como psicanalista de crianças e adolescentes.

Augusto José Pereira Carreira
Nascido a 19/04/1952. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa (1977). Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência desde 1987. Bolseiro da JNICT no Centro Alfred Binet (Paris) – Pós graduação em Pedopsiquiatria (1987). Chefe de Equipa da Clínica do Parque do H.D.E. (2001-2014). Chefe de Serviço Hospitalar desde 2005. Professor convidado da Escola Superior de Saúde de Alcoitão (2003-2009) – Saúde Mental II. Fundador da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria. Fundador e Presidente da Associação de Apoio à Clínica do Parque – ARTERAPIAS (2006-2010). Presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência (2010-2014). Membro do Conselho de Administração da Associação Europeia de Psicopatologia da Criança e do Adolescente. Director da Área de Psiquiatria da Infância e Adolescência do CHLC-HDE, até Setembro de 2018.

Margarida Lobo Antunes
Mãe de quatro. Pediatra e responsável da consulta de Obesidade do Hospital Lusíadas Lisboa. Diretora Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa desde Julho 2019. Colaboração na Unidade Curricular “Processos em Nutrição, Ambiente e Saúde” dos Mestrados em Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde 2016, lecionando o tema: “Obesidade Infantil”. Arguente de dez teses dessa Unidade Curricular. Coautora do livro “À Descoberta do seu Bebé”, Editora Manuscrito, 2018.

Carla Cruz
Psicóloga Clínica, licenciada pelo ISPA, Mestre em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Psicanalista de adultos, crianças e adolescentes. Membro Titular com funções didáticas da SPP. Membro da IPA e da FEP. Formadora no IP – Lisboa. Secretária da Assembleia Geral da SPP.

Henriqueta Martins
Psicóloga clínica e da saúde, psicoterapeuta. Membro da equipa de psiquiatria da infância e adolescência da SCML. Doutorada em psicologia clínica na área de Psicanálise. Docente convidada do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Lisboa. Coordenadora da Creche Casa do Bebé. Psicanalista da SPP e da IPA. Formadora em Observação do bebé segundo o método de Esther Bick.

Rui do Carmo
Procurador da República jubilado. Coordenador da Equipa de Análise Retrospectiva de Homicídio em Violência Doméstica (desde 2017). Coordenador da Comissão Técnica Multidisciplinar para a Melhoria da Prevenção e Combate à Violência Doméstica (2019). Exerceu funções como magistrado do Ministério Público, durante 32 anos, em diversas comarcas do país, nas áreas criminal e de família e menores, e na Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra – tendo-se jubilado no ano de 2016. Professor convidado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (desde 2013). Docente dos mestrados em Direito Judiciário e em Direito da Família, Crianças e Sucessões da Escola de Direito da Universidade do Minho (desde 2007). Membro e docente em cursos de formação do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (desde 1998). Docente do Centro de Estudos Judiciários (1997-2001) e diretor-adjunto (2001-2004 e 2010-2011). Autor de estudos publicados na área do direito penal e processual penal, do direito da família e das crianças e da comunicação e linguagem judiciárias.

Elsa Couchinho
Psicóloga clínica, psicanalista, psicanalista de crianças e adolescentes, membro da IPA. Desenvolve prática clínica privada em Lisboa. Tem especial interesse pela psicanálise aplicada em contexto de intervenção multidisciplinar. Na área da justiça fez parte da equipa que implementou o primeiro serviço de psicologia no estabelecimento prisional de Alcoentre. Tem realizado diversas formações e supervisão de equipas técnicas de lares de acolhimento de crianças e jovens em risco.

Rui Godinho
É Diretor da Direção de Infância Juventude e Família da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Membro da Direção do ProChild CoLab Against Child Poverty and Social Exclusion–Association. Foi Diretor da Casa da Alameda (Casa de Acolhimento de Emergência do Cdist Lisboa do ISS,IP). Foi Assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social. Integrou a Equipa Central do Plano Dom desde a sua conceptualização. Foi docente em Pós-graduações e Formações na área da Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens em Risco, (Universidade Lusófona do Porto, Universidade Católica de Lisboa, Faculdade de Direito de Coimbra, Instituto CRIAP). Tem desempenhado funções de Consultoria e Supervisão em várias Instituições na área da Infância e Família. É formador em várias temáticas: Acolhimento Residencial, Promoção da Autonomia, Comportamento Organizacional, Intervenção Terapêutica. Tem sido orador em várias Conferências e Seminários. Foi Presidente da Associação Académica de Lisboa e da Associação Juvenil Jovem –a – Jovem.

Miguel Pinto Barros
É psicólogo clínico e psicanalista. É membro associado da SPP e Membro da IPA. Tem consultório privado onde faz psicoterapias psicanalíticas e psicanálises a adolescentes e adultos. Trabalha no Serviço de Pediatria do Hospital dos Lusíadas em Lisboa, fazendo consultas terapêuticas e psicoterapias psicanalíticas a crianças, adolescentes e às suas famílias. É supervisor clínico de Equipas Técnicas e Educativas de Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Segurança Social.

Paulo Guerra
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1981-1986). É Juiz de Direito desde 1988, actualmente colocado como Juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra, (em comissão de serviço judicial como director-adjunto do CEJ). É autor de várias obras jurídicas no âmbito do Direito de Família e das Crianças. Foi docente do Centro de Estudos Judiciários, durante 6 anos, tendo sido durante 3 anos Coordenador da Área. Foi Juiz Secretário do Conselho Superior da Magistratura (2004-2007). Foi conferencista em mais de 400 Seminários/Encontros/Congressos. Formador em Acções de Formação, em Portugal, Espanha, França, Macau e Moçambique. É Associado do Centro de Direito da Família (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e membro do Observatório Permanente da Adopção (do CDF – Coimbra).

Maria Luís Borges de Castro
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa (UL). Psiquiatra da infância e adolescência. Psiquiatra. Chefe de Serviço Hospitalar do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital de Dona Estefânia. Membro convidada permanente da Sociedade Psicanalítica de Paris. Membro Associado da SPP. Psicanalista de Infância e da Adolescência. Membro da IPA. Ex-Assistente Convidada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa (FPCE-UCL). Ex-Diretora da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria. Trabalhos publicados nas áreas de Psicanálise, Pedopsiquiatria, Psicossomática e Pedagogia.

Maria Teresa Casanova de Araújo e Sá
Psicóloga clínica e psicanalista, membro associado da SPP, membro efetivo da IPA. Formadora no IP, foi responsável pela área de Outreach da SPP. Sócia fundadora e especialista em Psicologia Clínica-Psicoterapia pela SPPC. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, é membro especialista da AGSAS e animadora de Grupos Balint-Educação. Tem participado na divulgação do pensamento psicanalítico junto de profissionais de saúde mental e educação. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Santarém, coordena a área científica de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem no Departamento de Educação e Currículo.

Sofia de Bastos Ambrósio
Psicóloga clínica/psicanalista, membro associado da SPP. Membro da IPA e da FEP. Iniciou a sua actividade clínica em 1994 como psicoterapeuta de crianças e em 2000 como psicoterapeuta de adultos. Em Julho de 2019, terminou a sua formação curricular e clínica em psicanálise da criança e de adolescentes na SPP. Desde Janeiro de 2019 que ocupa o cargo de Secretária do Instituto de Psicanálise de Lisboa.

Ana Luísa Ferreira
Psicóloga licenciada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Membro Candidata da SPP desde 2011. Completou a formação teórica em Psicanálise da Criança e do Adolescente no ano de 2019. Trabalha em clínica privada com crianças, adolescentes e adultos desde o 2000.

Conceição Melo Almeida
Psicóloga clínica, psicanalista de crianças, adolescentes e adultos. Trabalhou com delinquência infantil e juvenil em equipas junto ao Tribunal de Família e Menores de Aveiro e Coimbra, em instituição e ambulatório. Co-coordenou uma equipa de crianças em risco no então Centro de Atendimento de Toxicodependentes de Coimbra. Trabalha na Equipa Terapêutica de Coimbra do DICAD (Departamento de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências) onde exerce as funções de psicóloga clínica e psicoterapeuta. Coordena a orientação de estágios do mestrado de psicologia clínica psicodinâmica. É formadora no Instituto de Psicanálise de Lisboa. Exerce a sua atividade privada em Coimbra.

Rui Aragão Oliveira
Presidente da Comissão de Ensino da SPP. Membro da IPA. Psicanalista titular e com funções didáticas na SPP. Doutorado em Psicologia Clínica, exerceu a atividade de docência universitária no ensino público (Universidade de Évora) e privado (Instituto de Psicologia Aplicada). Foi presidente da SPP e dirigiu a Revista Portuguesa de Psicanálise. Foi membro inicial do Editorial Board Psychoanalysis.Today e pertence ao Comité de assessores do Livro Anual de Psicanálise/Internacional Journal of Psychoanalysis e da Revista IDE. Autor de um vasto número de artigos, publicados em Revistas nacionais e internacionais da especialidade.

Rita de Araújo Gameiro
Psicóloga clínica, mestre em psicopatologia e psicologia clínica pelo ISPA. Psicanalista de adultos, adolescentes e crianças. Membro da SPP, IPA e FEP. Formadora no Instituto de Psicanálise de Lisboa. Trabalhou em instituições públicas de saúde mental em regime de ambulatório, de internamento e hospital de dia, em Lisboa. Trabalha actualmente em prática privada em Lisboa, como psicanalista e psicoterapeuta de adultos, adolescentes e crianças.

Siglas:
APPIA: Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência
AGSAS: Groupes Balint Pédagogie-Psychanalyse
IP: Instituto de Psicanálise
IPA: International Psychoanalytic Association
FEP: Federação Europeia de Psicanálise
SEPEA: Sociedade Europeia de Psicanálise da Criança e do Adolescente
SPP: Sociedade Portuguesa de Psicanálise
SPPC: Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
SPPPG: Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo
SPPP: Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico