Webinar: Fantasia e Realidade em Tempo de Pandemia – Oradores

Apresentação | Inscrições

Orador: Bernardo Tanis

Membro efetivo da SBPSP e docente do Instituto de Psicanálise Durval Marcondes. Doutor pelo Núcleo de Psicanálise da PUC-SP. Presidente da SBPSP (2017-2020), . Editor da Revista Brasileira de Psicanálise (2010-2014). Diretor de Comunidade e Cultura da FEPAL (2008-9). Foi docente e coordenador do Curso de Especialização Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae e do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica COGEAE-PUC-SP. Autor dos livros: Memória e temporalidade: sobre o infantil em Psicanálise, Circuitos da Solidão: entre a clínica e cultura. Organizador junto com Magda Khouri de Psicanálise nas tramas da Cidade (Ed. Casa do Psicólogo) e com Eliana Rache Roussillon em América Latina (Ed. Blucher). Será um dos principais expositores no Congresso da IPA em Vancouver sobre O Infantil (2021).

Oradora: Raquel Quelhas Lima

Médica, especializou-se em Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Hospital Especializado de Crianças Maria Pia (Porto). É Psicanalista, membro associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise com formação adicional em Psicanálise de crianças e adolescentes, membro da International Psychoanalytical Association (IPA) e da Fédération Européenne de Psychanalyse (FEP). Enquanto assistente hospitalar, salienta a articulação com os cuidados de saúde primários na promoção da saúde mental infantil e juvenil e a atividade de Pedopsiquiatria de Ligação numa abordagem psicossomática, global e globalizante. Atualmente exerce apenas clínica privada, dedicando-se à psicanálise de adultos, crianças e adolescentes. Na Sociedade Portuguesa de Psicanálise, tem desempenhado funções directivas, organizativas e formativas e fez parte da Comissão de Ética. É autora e co-autora de várias comunicações e publicações na área da clínica e da investigação pedopsiquiátrica e psicanalítica.

Moderadora: Carla Cruz

Psicóloga clínica e psicanalista de adultos, crianças e adolescentes. Membro Titular da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Membro formador do Instituto de Psicanálise de Lisboa. Membro da Associação Internacional de Psicanálise (IPA) e da Federação Europeia de Psicanálise (FEP). Secretária da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.