III Encontro de Psicanálise de Coimbra – “Transformações  e crescimento mental”

25 de Janeiro 2020 – Coimbra

Programa | Participantes | Inscrições | Alojamentos

“É só um breve momento. Alguns segundos e a onda dissolve-se no mar outra vez”. 
Karl Hagemeister (1848 – 1933)

Os acontecimentos da vida existem num inexorável fluxo, numa constante evolução e mudança. Assim é com o trabalho psicoterapêutico e psicanalítico. 

Todo o processo terapêutico consiste numa sucessão de contínuas transformações, na mente do paciente, na do terapeuta e na configuração do curso da terapia. Das emoções em si, muitas vezes dolorosas, até às narrações desejantes, que cada um adota como verdades subjetivas, mais toleráveis e construtivas.

Este III Encontro pretende refletir e debater o que se passa nesta cadeia de fenómenos que acontecem entre os enunciados do paciente e do terapeuta, naquilo que através dela muda, pela elaboração da dor mental, e no que permanece invariante, consolidando o sentimento de identidade.

Sabemos que as mudanças no psiquismo do paciente vêm, inevitavelmente, acompanhadas da turbulência entre a esperança e o luto. Mas este inerente conflito é, no entanto, essencial para que se possa aprender com a experiência e condição imprescindível à expansão mental.

Comissão Organizadora
Presidente: António Mendonça (SPP)
Conceição Melo Almeida (SPP)
João Santana Lopes (SPP)
João Keating (SPP)
Rosa Rebelo (SPP)
Rui Paixão (FPCE – UC)
Sónia Soares Coelho (SPP)