III Encontro de Psicanálise de Coimbra – Participantes

Apresentação | Programa | Inscrições | Alojamentos

Ana Teresa Vale

Ana Teresa Vale

Ana Teresa Vale é Psicóloga Clínica e Psicanalista. Membro associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, faz também parte do corpo de formadores do seu Instituto. Desenvolve a sua atividade clínica em consultório privado em Lisboa e participa regularmente nos congressos nacionais e internacionais, nos quais já apresentou trabalhos.

Carlos Farate

Carlos Farate

Médico Psiquiatra e Psiquiatra da Infância e Adolescência, Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Porto e Psicanalista Titular com funções Didáticas da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), de que é Research Fellow. Professor Associado e co-Coordenador Científico do curso de 2.º ciclo (Mestrado) em Psicologia Clínica do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), responsável pela especialidade em Psicoterapia Psicodinâmica deste curso e regente das disciplinas “Psicopatologia Psicodinâmica” e “Investigação em Psicanálise e em Psicoterapia Psicodinâmica”. Diretor Clínico de um serviço especializado da DRN do SPTT (depois IDT) entre 1998 e 2003 e Coordenador-adjunto de um Programa de Doutoramento em Saúde Mental pela Universidade do Porto (PDSM do ICBAS-UP) entre os anos letivos de 2001/02 e 2011/12. Autor de diversos artigos científicos e psicanalíticos, editou recentemente, com M. Santos Jorge, “Bion e Lacan para além de Freud: ideias, signos e “palavras cruzadas” para uma psicanálise em mudança”, cuja edição em língua espanhola foi lançada em Agosto deste ano em Buenos Aires.

Elsa Couchinho

Elsa Couchinho, licenciatura pré-Bolonha no Ispa, frequência de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra. Membro aderente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e da IPA. Psicanalista de crianças e adolescentes. Formadora no Instituto Português de Psicanálise. Desenvolve actividade clínica privada em Lisboa. 

João França de Sousa

Psiquiatra e Psicanalista. Foi chefe de serviço no Hospital de St Maria, destacando-se, no seu trabalho, a implementação de um modelo psicodinâmico de orientação psicanalítica no hospital de dia e na formação dos técnicos de saúde de mental, médicos e não médicos. É membro honorário da Soc. Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo. Há 38 que é membro associado da Soc. Portuguesa de Psicanálise, onde é responsável por seminários de formação e pela análise de candidatos. Coordena o grupo da Escuta da Escuta, sendo membro do grupo homólogo da FEP. Tem participado assiduamente em Congressos nacionais e internacionais.

Jorge Bouça

Jorge Bouça, Assistente Graduado Sénior de Psiquiatria, Psicanalista, Diretor de Psicodrama Psicanalítico. membro Didata, desta Sociedade Científica.
Coordenador Regional de Saúde Mental da ARSN. Membro do CNSM
Representante do Programa Nacional de Saúde Mental/ Ministério da Saúde, no programa Europeu (Radicalisation Awerness Network) RAN- Health & Social Care
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo (SPPPG). Membro Didata da (SPPPG)
Diretor do Serviço de Psiquiatria do CHVNGE 2006-16.
Diretor da Unidade de Gestão Integrada de Saúde Mental do CHVNGE 2014-16.
Lecionou como Professor Universitário convidado em várias Faculdades (Medicina Beira Interior e Psicologia – CESPU).
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo.
Fundador do Centro de Crise do CHVNGE, nos anos 90.
Membro de várias Sociedade Científica – IPA, FEP, IAGP e FEPTO, e outras.

Nota – Abreviaturas:
ARSN (Administração Regional de Saúde do Norte – Ministério da Saúde)
CHVNGE (Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia Espinho)
CESPU (Cooperativa do Ensino Superior Politécnico e Universitário)
IPA (International Psychoanalytical Association)
FEP (European Psycoanalytical Association)
FEPTO (Federation of European Psychodrama Training Organisation)
IAGP (International Association for Group Psychotherapy)
CNSM – Concelho Nacional de Saúde Mental

Maria Fernanda Alexandre

Psicanalista de adultos, de adolescentes e de crianças. Membro Titular com funções Didácticas da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP). Membro da Associação Internacional de Psicanálise – IPA e da Federação Europeia de Psicanálise- FEP, assim como da Sociedade Europeia de Psicanálise da Criança e do Adolescente – SEPEA. É sócia da Sociedade de Psicologia Clinica assim como é psicóloga clinica – da saúde e psicoterapeuta da OPP. Tem actividades docentes no Instituto de Psicanálise. Exerceu vários cargos na SPP e é actual Directora da Revista Portuguesa de Psicanalise. Tem um número assinalável de Conferências e Comunicações em Congressos e Seminários assim como em diferentes Instituições e universidades. Publicou diversos artigos em revistas internacionais e nacionais de Psicanálise. Colaborou, com colegas, em quatro livros. Publicou em 2007 o seguinte livro “Mudanças Psíquicas no Processo Terapêutico – O papel do narcisismo” e em 2014 “A Experiência Psíquica -Ensaios sobre a construção do processo psicanalítico”. Faz clinica privada em Lisboa.

Maria José Gonçalves

Maria José Gonçalves

Psicanalista, é membro didacta da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e Presidente da sua Comissão de Ensino. Membro da IPA e da FEP. Médica, pedopsiquiatra, foi Directora do Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de D. Estefânia. Criou e dirigiu a sua Unidade da Primeira Infância. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Tem numerosos artigos publicados em revistas de psicanálise e de pedopsiquiatria.

Miguel Pinto Barros

Miguel Pinto Barros

É Psicólogo Clínico e Psicanalista. É Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e Membro da Associação Internacional de Psicanálise.
Tem consultório privado onde faz psicoterapias psicanalíticas e psicanálises a adolescentes e adultos.
Trabalha no Serviço de Pediatria do Hospital dos Lusíadas em Lisboa, fazendo consultas terapêuticas e psicoterapias psicanalíticas a crianças, adolescentes e às suas famílias.
É supervisor clínico de Equipas Técnicas e Educativas de Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Segurança Social.

Orlando Cruz Santos

Orlando Cruz Santos é Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta e Psicanalista.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, especialista em Psicoterapia.
Membro associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, da Federação Europeia de Psicanálise e da Associação Internacional de Psicanálise.
Atualmente exerce a sua actividade clínica em consultório privado e colabora em diversos projectos quer no Instituto de Psicanálise como na Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

Rudi Vermote

Training analyst and past president of the Belgian Society of Psychoanalysis. Psychoanalysis in private practice

  • IPA:
    Member of the Clinical Research Committee of the IPA since 8 years,
    Member of the International New Groups Committee of the IPA: sponsor of the Taiwan Psychoanalytical Study group.
    Honorary member of the Psychoanalytic Center of California
    Member of the Editorial Board of the IJPA
  • EPF:
    I was for 10 years member of the working party on Initiating Psychoanalysis
  • Academia:
    Emeritus Professor of Psychiatry of the University of Leuven (faculty of Medicine and Psychology), still the head of the psychoanalytic psychotherapy postgraduate training programme.
    Visiting professor Kyoto University.
    For more than 20 years, head of the Department for Psychoanalytic Psychotherapy for Personality Disorders at the University Hospital of the University of Leuven ( In-patient, Day Hospital, Ambulatory).
    Research on the psychoanalytic process in personality disorders with P. Fonagy, S. Blatt
  • International network (in regard to task at the ING)
    Last 5 years invited speaker in several PA societies: British, Norwegian, Swedish, Dutch, Swiss, Italian, Portugese, German, Greek, Israëlian, Turkish, Moscow, Australian, California-LA, Sao Paulo, Japanese and Taiwanese study group.
  • Publications:
    Over 100 papers and book chapters mainly on clinical research and on Bion’s work and published recently 2019 ‘Reading Bion’ in the teaching series of Routledge (series editor Dana Birksted-Breen).

Rui Aragão Oliveira

Rui Aragão Oliveira

Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) de 2016 a 2019. Membro da Associação Internacional de Psicanálise, Psicanalista titular e com funções didácticas na SPP. Doutorado em Psicologia Clínica, exerceu a actividade de docência universitária no ensino Público (Universidade de Évora) e Privado (Instituto Psicologia Aplicada). Dirigiu a Revista Portuguesa de Psicanálise. Foi membro inicial do Editorial Board Psychoanalysis.Today e pertence ao Comité de assessores do Livro Anual de Psicanálise/Internacional Journal of Psychoanalysis e da Revista IDE. Autor de um vasto número de artigos, publicados em Revistas nacionais e internacionais da especialidade.

Teresa Santos Neves

Teresa Santos Neves

Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, da Associação Psicanalítica Internacional e da Federação Europeia de Psicanálise. MA em Estudos Psicanalíticos e PhD em Psicologia pela Universidade de Kent, Inglaterra. Membro do Corpo Editorial da Revista Portuguesa de Psicanálise.