Publicado em

Grupo de Reflexão SPP 2020/2021 – “Adolescente e Jovem Adulto” por Ana Catarina Duarte Silva Candidaturas abertas: até de 25 Novembro 2020

O início da vida adulta coincide muitas vezes com a entrada para o mundo do trabalho e, para muitos, com o fim da vida académica, constitui-se como um período extremamente rico e dinâmico, cheio de potencial positivo, contendo, no entanto, a sua contra-parte de risco. A novidade das relações profissionais, com os pares, com as chefias, reactiva sentimentos mais antigos pré-edipianos e edipianos, emergindo nos jovens estados infantis e adolescentes da mente, que se por um lado podem ser fonte de criatividade, podem também incorrer para o pólo oposto, deixando os jovens confusos, perplexos e desencontrados. Isto, porque neste palco mental figuram as questões do narcisismo, da confirmação da auto-imagem e do sentimento de si, exigindo da parte do jovem adulto, a mobilização de recursos adquiridos durante o desenvolvimento psicossexual, nomeadamente nos movimentos de dependência, autonomia, separação e luto.

Por este período ser ainda bastante plástico e moldável, a compreensão psicanalítica dos processos internos em jogo neste tempo de mudança na vida de um jovem, possibilita um óptimo amparo para que este se encontre consigo próprio e com o Outro. A partir da análise das situações expostas, perceber e reflectir analíticamente a dinâmica das relações, contribui para o bom desenvolvimento do bem estar interno e externo do jovem, ao invés de o deixar preso e bloqueado a esta problemática, empobrecendo-o, e não o deixando crescer, amadurecer e enriquecer pelo aprender com a experiência, que estas novas vivências lhe podem trazer.

São estes os aspectos que proponho reflectir nas sessões de supervisão institucional, de forma a ilustrar a importância e a contemporaneidade do pensamento analítico para uma melhor compreensão das dinâmicas internas e externas do nosso contexto sócio-cultural vigente.

Participantes: Aberto a psicólogos, pedopsiquiatras, psiquiatras, assistentes sociais, educadores, terapeutas da fala, enfermeiros ou qualquer profissional que deseja um espaço de reflexão em termos psicodinâmicos;

Grupo: 6 a 10 participantes;

Local: Sede da SPP, presencial ou por Zoom de acordo com as indicações;

Duração/Regularidade: Início em Dezembro 2020, 8 sessões por ano lectivo, uma vez por mês, às 5 feiras, das 21h às 23h;

Pagamento: 15 €/participante/sessão, totalizando 120 €. Uma vez realizada a inscrição, o pagamento total será vinculativo podendo ser parcelado em três vezes: na inscrição, até final de Fevereiro e até final Maio.

Datas previstas: 10 Dezembro 2020; 7 Janeiro, 4 Fevereiro, 4 Março, 1 Abril, 6 Maio, 17 Junho, 1 Julho de 2021.

Candidatura: Envio de carta apresentação/motivação para o e-mail: sppsicanalise2013@gmail.com