
- Este evento já decorreu.
VI Encontro – Édipo em Alexandria – Conversas na biblioteca da Sociedade Portuguesa de Psicanálise
11 de Novembro de 2016 @ 21:00 - 23:30
€7,50
Obra: Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade
Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905) é quase unanimemente considerada uma das principais e mais revolucionárias contribuições de Sigmund Freud para o conhecimento da natureza humana, e não apenas para o pensamento psicanalítico: o seu impacto na cultura europeia do início do séc. XX, caraterizada por uma moral manifestamente puritana, traduziu-se, no que diz respeito à sexualidade, em profundas modificações nas conceções, nas práticas educativas e nos comportamentos.
Foi, sobretudo, o segundo ensaio, dedicado à sexualidade infantil, que escandalizou a comunidade científica e a sociedade em geral, por afirmar a existência, desde a infância precoce, de uma sexualidade ligada ao prazer, apoiada nas funções de conservação da vida e indissociável do desenvolvimento psico-afetivo.
Mais de um século depois, numa época em que os discursos, as práticas e as experiências relativas à dimensão sexual da identidade constituem um universo em acelerada expansão, é estimulante e enriquecedor revisitar esta obra – datada nalguns dos seus aspetos, intemporal enquanto representação profunda da génese do psiquismo e da diversidade humana.
Convidados: Júlio Machado Vaz e Maria Luís Borges de Castro
Coordenação: João Mendes Ferreira, SPP.
Conversas na biblioteca da Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Alexandria, a cidade da mítica biblioteca da Antiguidade Clássica, não figura no itinerário da trágica personagem tão cara à psicanálise, o Édipo de Sófocles, reclamado por Freud como representante simbólico maior da nossa condição humana. Desde os seus primórdios, a Psicanálise está ligada aos livros e à Cultura e o pensamento psicanalítico traduziu-se em inúmeras obras que geram um universo de possibilidades de leitura tanto dentro como fora do campo analítico. Com esta iniciativa do Grupo de Outreach, a SPP pretende abrir as portas da nossa biblioteca para serões de conversa em torno de uma obra psicanalítica, num ambiente informal, que se deseja profícuo em elaboração e livre expressão de opiniões e sensibilidades. Uma breve apresentação da obra, do seu contexto e relevância histórica, será feita por membros da SPP, com comentários e leituras de um convidado de outra área, num diálogo livre e espontâneo entre todos os participantes. Seguir-se-á uma ceia volante, a prolongar o convívio.
Seguir-se-á uma ceia volante, a prolongar o convívio.
Informação e inscrições com Inês Marques, na secretaria da SPP ou para o e-mail: sppsicanalise2013@gmail.com