A carregar Eventos

« Todos os Eventos

IV Congresso de Psicanalistas de Língua Portuguesa 2018 “Rotas da Escravidão”

15 de Novembro @ 08:00 - 17 de Novembro @ 17:00

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) anuncia a realização do IV Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa, organizado em colaboração com a Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), a  Associação de Psicólogos de Cabo Verde (APCV) e a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e  Cidadania (CNDHC), na cidade de Mindelo em Cabo Verde, de 15 a 17 de Novembro de 2018. O nosso Congresso conta com o apoio da Associação Internacional de Psicanálise (IPA) e da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal).

Este evento, tal como os anteriores  pretende congregar todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como Macau.

Com o tema Rotas da Escravidão procura-se fomentar um diálogo não só entre psicanalistas, psiquiatras, psicólogos, psicodramatistas, profissionais e estudantes da área da saúde em geral, mas também com artistas, escritores, diplomatas, em suma, todos os que estão empenhados em estreitar os laços que unem a comunidade lusófona.

Desde tempos imemoriais que as relações entre os homens têm sido pautadas pelo exercício abusivo do poder de uns sobre outros. A escravatura é disso um exemplo paradigmático.

Inicialmente, o escravo era o despojo/troféu da batalha a que o vencedor tinha direito. Mas tudo isto mudou quando as potências europeias deram início, a partir de meados do século XV, a um monstruoso tráfico comercial humano entre a Europa, a África e a América. Estima-se, hoje, que cerca de 25 milhões de africanos tenham sido deportados e reduzidos a escravos entre 1444 (data da primeira expedição de captura em massa, narrada por Gomes Eanes de Zurara) e 1888 (data da abolição da escravatura no Brasil).

A escravatura, essa instituição que o homem criou ao longo da sua história, e ainda tão presente nos nossos dias, tem subjacente uma relação de extrema violência em que um ser humano – o senhor – pretende retirar ao outro – o escravo – a sua condição humana, reduzindo-o a um puro objecto sob o seu domínio. Ninguém atravessa essa relação impunemente: nem o escravo, nem o senhor nem, tão pouco, o tecido social que a suporta/alimenta. Os processos de dessubjectivação que lhe são inerentes deixam marcas profundas, que se arrastam ao longo do tempo, nos espaços intrasubjectivo, intersubjectivo e transsubjectivo.

Seguindo a tradição que iniciámos no 1º Congresso Luso Brasileiro, realizado em Lisboa em 2006, todos os colegas estrangeiros não pagam inscrição (visto já terem despesas em deslocação e alojamento). Assim, recordamos que as nossas inscrições são gratuitas (rotasdaescravidãospp@gmail.com).

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES LIVRES E/OU PÓSTERES: Normas Convite Comunicações e Posters

Envio de propostas de Posters – Até 15 de Agosto 2018

África – psicologoscaboverde@gmail.com

Brasil – herrmannfl@globo.com

Portugal – rotasdaescravid​ao@​gmail.com

(INSCRIÇÃO GRATUITA PARA NÃO RESIDENTES EM CABO VERDE)

 

Ficha de Inscricao CPLP-Cabo Verde

Enviar inscrição para sppsicanalise2013@gmail.com; 

Para a morada:

Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Av. da República 97 – 5º
1050-190 Lisboa
Portugal

Ou inscrição online através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdq7XfNc_HRgbxWQnN-XJ4dQBBnl5q0ZIDR5Gzelz1sJanR7g/viewform?c=0&w=1

Fique a par das últimas informações através da página do Facebook acedendo ao link: https://www.facebook.com/IV-Congresso-de-Psican%C3%A1lise-de-L%C3%ADngua-Portuguesa-207747739972945/

Detalhes

Início:
15 de Novembro @ 08:00
Fim:
17 de Novembro @ 17:00
Categoria de Evento:

Organizador

Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Telefone:
21 797 21 08
Site:
www.sppsicanalise.pt