COVID-19

Vira(l) Solidariedade SPP – Linha de apoio

Vira(l)Solidariedade
Vira(l)Solidariedade

Confrontados com a nossa fragilidade face à estranheza de uma ameaça que pode vir do contacto com o outro, pondo em risco a nossa vida e a dos que amamos, podemos refugiar-nos no isolamento, não no isolamento social (que é importantíssimo respeitar), mas no isolamento paralisante a que o medo ou, pior, o egocentrismo nos conduzem tantas vezes. Mas face a esse inquietante, podemos também tentar colocar a nossa criatividade e saber, enquanto Psicanalistas, ao serviço do colectivo.

Saber mais

Informação da Direção

Projecto COVID CHECK

Caros Colegas,

Enviamos uma descrição sintética do projecto COVID CHECK, que foi apresentado, discutido e aprovado em reunião da Direcção da SPP e divulgado na reunião da Linha de Apoio realizada no dia 5 de Maio.

Os colegas que desejem colaborar neste Projecto informem, por favor, por email a SPP.

COVID CHECK

O projecto Covid Check pretende ajudar a optimizar a comunicação oficial e a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia, através da criação de uma rede pública de conhecimento que estará disponível através do website https://covidcheck.pt/. Haverá uma actualização diária e decorrerá entre 11 de Maio e 31 de Julho de 2020.

É um projecto liderado por MediaLab-ISCTE-IUL e que tem a colaboração da SPP e da Cenjor. O projecto foi um dos 19 seleccionados, entre os mais de 280 apresentados à Fundação Calouste Gulbenkian.

A nossa formação psicanalítica permite-nos ter um conhecimento muito particular do funcionamento psíquico do ser humano. Através dele é-nos possível compreender (e ajudar outros a compreenderem) que determinadas informações veiculadas pelos media e pelas redes sociais podem ser propiciadoras de desorganização psíquica e de comportamentos de risco. Também sabemos que a criação de boatos, a negação da realidade, o recurso a soluções milagrosas ou a comportamentos estereotipados têm um profundo sentido psíquico. Assim, é nosso objectivo, ao aderirmos a este projecto, contribuir quer para uma comunicação organizadora, adequada e clara, quer para a prevenção de problemas de saúde mental.

A nossa colaboração revestirá dois aspectos:

  • Comentar, diariamente, a recolha da informação do dia elaborada por MediaLab-ISCTE (2000-2500 caracteres, mx); será um trabalho realizado por grupos de sócios da SPP (2 participantes no mínimo, diariamente) organizados rotativamente;
  • Construir um pequeno texto (até 1000 caracteres), que represente uma reflexão psicanalítica sobre a actual pandemia e que se poderá basear, por exemplo, no pensamento de um psicanalista, de um escritor, filósofo, etc.

Cordiais cumprimentos,
A Presidente da Direcção da SPP
Luísa Branco Vicente

Mensagem diária da Sociedade Portuguesa de Psicanálise

Imprensa

Observador – 27 de Março de 2020

Diário de Notícias – 27 de Março de 2020

Jornal de Notícias – 1 de Abril de 2020

Expresso – 3 de Abril de 2020

Porto Canal – 10 de Abril de 2020

RTP – 13 de Abril de 2020

IPA

Entrevista com a Dra. Ana Catarina Duarte Silva no podcast da IPA “Off the Couch”

IPA Webinar: COVID 19 Procesamiento de la situación traumática y el aislamiento social

IPA “Off the Couch” Podcast

FEBRAPSI

Diálogos Febrapsi – Atendimento virtual