Instituto de Psicanálise

História e Actividades

O Instituto de Psicanálise (IP) é um órgão da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, com a classificação de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Tem como objectivos principais:

  1. Proporcionar tratamentos psicanalíticos (psicanálise e psicoterapia psicanalítica) a preços reduzidos;
  2. Realizar formação pós-graduada em Psicanálise de acordo com as normas da International Psychoanalytical Association (IPA) e da European Psychoanalytical Federation – Fédération Européenne de Psychanalyse (EPF-FEP).

História

O Instituto de Psicanálise de Lisboa foi constituído em 1978. O seu projecto, elaborado por António Quintas, José Carlos Dias Cordeiro, José Pedroso Flores, Maria Antonieta Palmeira e Maria José Gonçalves, teve como objectivos a formação de psicanalistas, a clínica psicanalítica e a investigação cientifica.

Para permitir o acesso ao tratamento psicanalítico de um maior número de pessoas a actividade clínica a custos reduzidos foi desde o início uma preocupação do Instituto de Psicanálise, a qual se mantém até à actualidade.

O corpo clínico do Instituto de Psicanálise é constituído por técnicos com uma formação exigente para assegurar a qualidade dos tratamentos.

Principais Actividades

  • Formação de Psicanalistas;
  • Clínica Psicanalítica (Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica)