Formação e Actividade Científica

O Instituto de Psicanálise (IP) assegura, desde a década de 1970, a formação de psicanalistas em Portugal. Esta formação pós-graduada dirige-se a profissionais com habilitações académicas superiores, predominantemente em Psicologia Clínica e Psiquiatria ou Pedopsiquiatria. A selecção de candidatos para formação obedece a critérios técnicos específicos, sendo considerada fundamental a comprovada experiência clínica, bem como critérios de rigor e ética profissional.

A formação compreende a Psicanálise Pessoal, Seminários Teóricos e Clínicos (com 4 anos de duração) e o Treino Psicanalítico Supervisionado. Os seminários de formação são realizados por membros da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) com reconhecida experiência clínica e teórica. A selecção de candidatos para formação e a elaboração do programa de formação é da responsabilidade da Comissão de Ensino.

Para além da componente formativa de base os psicanalistas da SPP permanecem em formação contínua, mediante a participação em grupos de estudo e investigação, frequência de Simpósios, Colóquios e Congressos a nível nacional e internacional, dinamizados pelo Instituto de Psicanálise (IP), Instituto de Formação e Terapêutica Psicanalítica do Porto (IFTP), Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e por outras sociedades psicanalíticas congéneres, filiadas na International Psychoanalytical Association (IPA).