Publicado em

GRUPOS DE REFLEXÃO E DE SUPERVISÃO 2017/2018 – Candidaturas abertas

No âmbito das atividades do European Outreach Committee da IPA, a Sociedade Portuguesa de Psicanálise prosseguirá em 2017-2018 a dinamização de GRUPOS DE REFLEXÃO E DE SUPERVISÃO, iniciativa que tem como objetivo promover o intercâmbio entre o saber psicanalítico e as práticas institucionais e que tem merecido um crescente interesse e uma avaliação muito positiva por parte dos que neles têm participado ao longo dos últimos anos.  Os grupos são abertos a profissionais que desejem enriquecer a sua prática e conhecimentos em termos da compreensão psicodinâmica e são orientados por Membros Associados e Titulares da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, com reflexão e trabalho nas respetivas áreas.

 

OS GRUPOS QUE ESTE ANO PODERÃO ACEITAR NOVOS PARTICIPANTES SÃO:

  • Parentalidade(s), desafios e problemáticas;
  • Comportamentos Aditivos e Dependências;
  • Saúde Mental na Infância;
  • Saúde Mental no Adolescente e no Jovem Adulto;
  • Epistemologia, Prática Clínica e Investigação.

 

LOCAL – Sede da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (Avenida da República, 97 – 5º, Lisboa)

REGULARIDADE – De novembro a julho, uma vez por mês (9 sessões), podendo, contudo, ter lugar outras sessões em função da dinâmica e necessidades do(s) grupo(s).

DURAÇÃO – 1 ½ hora a 2 horas, de acordo com o grupo e o supervisor.

PAGAMENTOS – 15 € /sessão por participante. O pagamento será efetuado em três prestações de 45 Euros (em novembro, fevereiro e maio).

INSCRIÇÃO NOS GRUPOS – O interesse em participar nos Grupos deverá ser comunicado a partir de 5 de setembro e até 29 de setembro de 2017, em mail dirigido sppsicanalise2013@gmail.com, junto com uma carta em que os interessados exponham brevemente a sua motivação, a sua área de trabalho, a pertença institucional e anos de prática, contacto telefónico e endereço eletrónico, assim como o Grupo de Reflexão/Supervisão em que desejam participar. No caso de desejarem participar em mais de um Grupo (no máximo 2) deverão explicitamente referi-lo. A selecção dos interessados em integrarem os Grupos será feita com base na carta de motivação e entrevista com o psicanalista supervisor do respectivo grupo, entrevistas que se realizarão no mês de outubro.

Dado o número limitado de vagas é aconselhável que a candidatura seja feita tão breve quanto possível.

NOTA – Quem deseje continuar a integrar o Grupo em que participou no passado ano, deverá renovar a sua inscrição na Secretaria da SPP até ao final do mês de setembro e dar conhecimento ao dinamizador do seu Grupo através de contacto pessoal. Se desejar vir a participar também num outro Grupo deverá então redigir uma carta de motivação com referência a essa área.

 

CONTACTOS:

Sociedade Portuguesa de Psicanálise – Avenida da República, 97 – 5º, 1050-190 Lisboa

e-mailsppsicanalise2013@gmail.com – Telefone: (+351) 217 972 108 – Fax: (+351) 217 936 224

HORÁRIO DO SECRETARIADO (Inês Marques): de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 19h.

 

Pelo Grupo Outreach da SPP

                                                            Maria Teresa Sá