Consultas

Como marcar uma consulta?

As consultas realizam-se nas instalações do IP , na Avenida da República, 97, 5º, 1050-190 Lisboa, telefone: (+351) 217 972 108 e no Instituto de Formação e Técnica Psicanalítica, no Porto, na Rua de Júlio Dinis, 825 – 4º Esquerdo 4050-327 Porto, telefone: (+351) 226 067 511.

Instituto de Psicanálise – Lisboa

Avenida da República, 97, 5º
1050-190 Lisboa

Tel.: (+351) 217 972 108
institutopsicanalise@gmail.com

Instituto de Psicanálise – Porto

Rua de Júlio Dinis, 825, 4º Esq.
4050-327 Porto

Tel: (+351) 226 067 511
iftp.porto@gmail.com

Perguntas Frequentes

O que é o processo psicanalítico?
É uma forma de psicoterapia, que tem por base a psicanálise e cujo objectivo é resolver as dificuldades dos pacientes através da compreensão da origem dos seus problemas e insatisfações.

O processo psicanalítico decorre através de sessões regulares realizadas entre o paciente e o seu psicanalista.

A investigação psicanalítica demonstra que, para além dos factores genéticos e orgânicos que influenciam a personalidade, existem experiências cruciais, que desempenham um papel fundamental na nossa vida. Essas experiências, que têm aspectos inconscientes, são vividas na infância mas também ao longo da vida com a família e com pessoas que desempenham um papel emocional importante.

Influenciam todo o relacionamento interpessoal, bem como as expectativas e a imagem que cada um faz da sua vida e dos seus actos. Os sintomas ou queixas de medos, de angústia, ansiedade, depressão, incapacidades profissionais e dificuldades afectivas, têm frequentemente origem em padrões relacionais disfuncionais e com um carácter inconsciente.

Como saber se a Psicanálise me pode ser útil?
Todas as pessoas que procurem o IP (Lisboa) ou o IFTP (Porto), são consultadas por psicanalistas experientes para serem orientadas para o tratamento mais adequado.

Quanto custa um Tratamento Psicanalítico?

O IP foi criado de modo a garantir tratamentos psicanalíticos de qualidade a preços reduzidos, permitindo o acesso à Psicanálise ao maior número de pessoas que possam beneficiar com este tipo de abordagem terapêutica.

Qual é a duração duma Psicanálise?

A duração de uma psicanálise poder variar significativamente de pessoa para pessoa, no entanto é uma psicoterapia que visa a compreensão aprofundada dos obstáculos internos ao bem-estar pessoal, não podendo por isso ser uma psicoterapia de curta duração.

Qual a duração das sessões de Psicanálise?

Cada sessão tem a duração de 45 minutos.

Quais as garantias que tenho de ser atendido por profissionais competentes?

Os psicanalistas que exercem actividade no IP, para além de uma rigorosa selecção com base em critérios humanos e técnicos, possuem igualmente comprovada experiência clínica, psicanálise pessoal e uma aprofundada formação teórico-prática desenvolvida de acordo com os critérios de formação estabelecidos pela International Psychoanalytical Association (IPA) – organismo que tutela a Psicanálise e a formação de psicanalistas a nível internacional.

O IP proporciona o acesso ao tratamento psicanalítico noutras línguas, para além do português. Temos psicanalistas capacitados para trabalhar em inglês, espanhol, francês e alemão.