Publicado em

Ciclo de Cinema “Género e Identidade” – 15/02 a 19/07/2017

A SPP através do Grupo de Trabalho COWAP (Women and Psychoanalysis Committee)     associou-se à iniciativa Ciclo de Cinema ” Género e Identidade” a decorrer entre 15/02/2017 a 19/07/2017.

As sessões serão quinzenais, e terão lugar sempre às 19h00 no Espaço Nimas.

Na próxima sessão do ciclo de cinema “Género e Identidade”, a 15 de Março, será exibido o filme “Minha Mãe” (2004), de Christophe Honoré, com Isabelle Huppert e Louis Garrel. No filme, Pierre, um adolescente de 17 anos, tem um amor cego pela mãe, que não está disposta a assumir o que o filho projecta dela. Recusando ser amada por aquilo que não é, ela decide quebrar o mistério e revelar a sua verdadeira natureza – a de uma mulher para quem a imoralidade se tornou um vício. Após o filme, haverá um debate moderado por Bruno Marques (professor auxiliar convidado da FCSH/NOVA e investigador do IHA), com a participação de Julião Sarmento (artista plástico) e Conceição Tavares de Almeida (Psicóloga Clínica e Psicanalista; vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise).

A partir do ciclo e destas coordenadas, o Instituto de História da Arte lança também um call for papers, para o próximo número da série Working Papers, que terá por tema «Género e Identidade no Cinema». A chamada de textos para a segunda edição online desta nova linha editorial do IHA estará assim aberta durante todo o ciclo de cinema.

Call for papers:http://photofilmiha.weebly.com/call-for-papers.html

http://photofilmiha.weebly.com/minha-matildee_filme.html

VÍDEO PROMOCIONAL: 

https://institutodehistoriadaarte.wordpress.com/2017/03/01/ciclo-de-cinema-genero-e-identidade-no-espaco-nimas/

Anúncio FCSH – Género e Identidade